O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de operações de crédito e obrigações de pagamento quitadas ou em andamento, de pessoa física ou de pessoa jurídica. Disciplinado pela Lei Federal 12.414, de 09 de junho de 2011, o Cadastro Positivo poderá beneficiar o consumidor, pessoa física e jurídica, na obtenção de financiamentos/empréstimos, redução dos juros e melhoria dos prazos para a realização de compras. Isso porque as informações do histórico de pagamentos poderão ser utilizadas pelas instituições financeiras e lojistas como ferramenta para análise mais completa do consumidor a fim de proporcionar melhores condições na relação comercial*.
Poderão aderir ao Cadastro Positivo Pessoas Físicas (acima de 18 anos ou emancipados) e Pessoas Jurídicas, adimplentes e inadimplentes
*A análise de crédito e seus benefícios são de responsabilidade das instituições de financeiras e lojistas.
O consumidor, pessoa física ou jurídica, autoriza a abertura do seu Cadastro Positivo, mediante ao preenchimento e assinatura de um termo de adesão, para que o seu histórico de pagamentos, realizados ou que venha a realizar, sejam disponibilizados às instituições financeiras e empresas credenciadas junto ao SPC Brasil. (Somente com a finalidade única e exclusiva de subsidiar a análise para e eventual concessão ao crédito).
Quais informações serão disponibilizadas no histórico de pagamentos?
As informações que serão visualizadas pelas instituições financeiras e pelos lojistas são:
Valor total da compra; Valor das parcelas; Data dos vencimentos; Data dos pagamentos; Valor dos pagamentos; Dados cadastrais do consumidor.
Que tipo de compra é disponibilizado?
Constarão no histórico de pagamento informações oriundas de financiamentos, empréstimos, compras a prazo e despesas com o fornecimento de água, esgoto, luz, gás, telefone (exceto modalidade pós-pago), assistência médica, odontológica, internet, TV por assinatura, escolas, administradoras de cartões e instituições financeiras.
Ao finalizar a sua adesão ao Cadastro Positivo SPC Brasil, você terá acesso às suas informações do seu histórico de pagamentos que serão divulgadas às instituições financeiras e lojistas. (Somente com a finalidade única e exclusiva de subsidiar a análise e eventual concessão ao crédito).
Na consulta pessoal você poderá ver também:
- Quais empresas consultaram o seu Cadastro Positivo no últimos (6) meses;
- Informações sobre o seu histórico de pagamentos;
- Informações sobre as suas operações de crédito finalizadas e/ou andamento;
- Contato das empresas que fornecem o seu histórico de pagamentos.
Caso não tenha senha cadastrada, entre em contato com a nossa central de atendimento através do número (11) 3549-6800, digitando a opção 1 “Consumidor” e novamente 1 “Cadastro Positivo”, de segunda a sexta, das 09h00 às 18h00. Solicite a sua atualização cadastral e o reenvio da sua senha.