Outros 37% optam por comprar uma marca diferente, segundo levantamento da Neogrid
08/04/2024 14h06
A falta de produtos nas prateleiras deve ser um ponto de atenção para as marcas. Segundo levantamento feito pela Neogrid, em parceria com o Opinion Box, 33% dos consumidores buscam o item em outra loja quando não encontram o que procuram, enquanto 37% optam por comprar uma marca diferente.
“Assegurar que o item esteja disponível na prateleira e que haja gerenciamento correto nos estoques são indicadores essenciais para a sincronização da cadeia”, explica Robson Munhoz, diretor de Costumer Success da Neogrid.
Os dados sobre ruptura de estoque, índice que mede a indisponibilidade de produtos, apontam que o patamar subiu de 10,70%, em outubro de 2022, para 14,10%, em novembro de 2023, com pico de 15,20%. No entanto, a curva de ruptura vem alcançando uma estabilidade desde o final do ano passado.
“Caso ocorra a falta e excesso de estoque, tanto a indústria quanto o varejo acabam sofrendo prejuízo”, destaca Munhoz.
A pesquisa foi realizada online, na plataforma de pesquisa da Opinion Box, em dezembro de 2023, com mais de 2 mil consumidores de todo o Brasil, acima de 16 anos e de todas as classes sociais.
Fonte: Mercado & Consumo