Estudo aponta avanço do Pix na base de vendas e crédito parcelado ainda em alta
07/11/2024 08h49
Faltam poucas semanas para a Black Friday 2024 e quem atua no comércio já se prepara para dar conta das vendas no período. Para quem está de olho nas tendências de meios de pagamento e do comportamento do consumidor, a Getnet Brasil destaca que o crédito parcelado e o Pix direto na maquininha devem prevalecer na edição deste ano.
O estudo, realizado com empreendedores do país inteiro, mostra que 25% dos entrevistados citaram o crédito parcelado como o método de pagamento preferido pelos clientes. A mesma porcentagem foi obtida pelos que preferem o Pix na máquina de cartão.
Em seguida ficou o crédito à vista, citado por 18% dos entrevistados, e o débito, por 13%. Além disso, outras formas de Pix foram apontadas: direto na conta da empresa (8%) e na conta pessoal (7%). Veja mais detalhes abaixo:
Na avaliação de Fabio Coelho, vice-presidente de Finanças e Administrativo da Getnet Brasil, a prevalência do crédito parcelado para as compras da Black Friday é um reflexo do atual momento da macroeconomia. “As dificuldades econômicas e o aumento da inadimplência se refletem na preferência do consumidor. Mas também é importante ressaltar a consolidação do Pix como meio de pagamento.”
Vale dizer que as transações feitas com o Pix no primeiro semestre de 2024 totalizaram um volume de 29 bilhões, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Isso representa um crescimento de 61% frente ao mesmo período do ano passado.
Além disso, as operações feitas com o pagamento instantâneo nos 6 primeiros meses de 2024 superaram todas as outras transações somadas — cartões de crédito, de débito, pré-pago, boleto, TED e cheque — totalizaram, juntas, 24,2 bilhões de operações.
Na percepção dos entrevistados pela Getnet, o Pix na máquina de cartão foi a modalidade que mais cresceu nos últimos 12 meses de acordo com 42% das respostas.
Dados da Confi.Neotrust mostram que, em 2023, o faturamento do comércio da quinta-feira anterior à Black Friday até domingo caiu 14,4% frente ao ano anterior. Ainda assim, entre os resultados registrados na Getnet, o volume de transações teve alta de 14% no ponto de venda físico, puxados pelo varejo com 17% de crescimento e 13% no Atacado. Já na área digital, porém, houve queda de 18% nas transações ano a ano.
Como o InfoMoney mostrou, nos últimos dois anos, o comportamento de compra dos consumidores está mudando. Segundo a ClearSale, as vendas da Black Friday estão menos concentradas na última sexta-feira de novembro, sendo distribuída ao longo do mês e perdurando até dezembro.
“O consumidor passou a antecipar suas decisões de compra na expectativa da Black Friday e o varejista tem acompanhado esse movimento. Isso faz com que essa época de vendas seja de quase um mês inteiro de aquecimento nas vendas”, aponta Coelho, da Getnet.
Fonte: Infomoney