Destaque nas vendas fica para os setores de calçados e foodservice; itens para ceia aparecem em buscas online
29/12/2023 09h47
Impulsionado principalmente pelo Natal, o mês de dezembro chega na reta final com saldo positivo no varejo brasileiro. As vendas em lojas físicas cresceram 5,8% entre os dias 01 e 25 do mês, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo.
O resultado foi impulsionado especialmente pelos setores de alimentação e calçados. O setor de foo service, considerando delivery e lojas físicas, teve um crescimento de 9% nas vendas durante a semana do Natal, em comparação com o ano passado. O valor transacionado também registrou aumento de 9% em relação a 2022.
O setor de alimentação já vinha sentindo os impactos positivos das festas de final de ano durante a primeira quinzena de dezembro, que registrou aumento de 8% no total de vendas em comparação com o mesmo período no mês anterior. Para Tiago Mello, CMO da Linx, o aumento nesta semana é natural e esperado pelos varejistas. “As vendas de final de ano muitas vezes ajudam comerciantes a fecharem seu caixa do ano inteiro, pois é um período no qual o fluxo de clientes tende a aumentar de forma considerável”, explica o executivo.
Outro segmento que apresentou crescimento em suas vendas foi o de calçados, que teve um aumento de 9,77% no valor transacionado e 7,46% no total de vendas. “As compras de última hora também movimentaram o setor calçadista, que mesmo em um ano de muitas dificuldades conseguiu finalizar observando um crescimento em suas vendas”, complementa Tiago.
Outro ponto de destaque na análise de Tiago é o aumento do uso de sites e aplicativos para buscar e comprar itens alimentícios para a ceia. “Além dos itens tradicionalmente buscados em e-commerces nesta época, como roupas, calçados e eletrônicos, vemos alimentos como bacalhau, chester e tender com destaque nas pesquisas online. Esse é mais um sinal de que a digitalização do varejo cresce a cada dia e quem não se atualiza acaba ficando para trás”, finaliza o CMO da Linx.
Fonte: Mercado e consumo
Imagem: Free Photo