Pesquisa aponta que 62% dos varejistas esperam vender mais na Black Friday deste ano

A data ocorrerá na última sexta-feira de novembro, dia 24

21/11/2023 10h00

Uma pesquisa da Linx em parceria com o Reclame Aqui apontou que 62% dos varejistas espera vender mais na Black Friday deste ano do que na de 2022. Entre os comerciantes consultados, 26% acreditam que a média de vendas permanecerá a mesma.

A data, que inaugura a temporada de compras natalinas com uma série de promoções no varejo, ocorrerá na última sexta-feira de novembro, dia 24.

Segundo a pesquisa realizada junto com o Reclame Aqui, além de lojas físicas e do e-commerce, o whatsapp e as redes sociais foram citados como canais de vendas que tiveram mais investimento por parte dos varejistas.

Já as intenções de compra são lideradas por smartphones, eletrodomésticos de linha branca, eletrônicos, roupas e calçados.

Planejamento

Não basta apenas inserir o desconto em alguns itens e aguardar o clique de sucesso pelo cliente. O pequeno e médio empreendedor que deseja faturar na Black Friday, sem comprometer o seu orçamento, e fidelizar o comprador, precisa levar a sua campanha a sério. Para caminhar nessa direção, o primeiro passo é planejar-se.

No entanto, este importante requisito faz parte do DNA de apenas 12% das pequenas e médias empresas hospedadas na Nuvemshop, focada na plataforma de criação de lojas virtuais. Na pesquisa “Aquecimento Black Friday 2023″, realizada com seus clientes, durante o mês de agosto, a empresa detectou que 35% das PMEs começam a se organizar entre um e dois meses antes da data e 30,5% se preparam com 15 dias até um mês de antecedência.

Cupons

Cerca de 58% dos empreendedores oferecerão cupom de desconto para produtos no site e 56,5% descontos em produtos selecionados na loja online. Outras ações utilizadas pelos lojistas serão brindes (34,5%), kits de produtos com desconto (31,5%) e frete grátis para todo o Brasil (27,5%). Além disso, 17,5% das PMEs oferecerão entrega rápida.

As redes sociais são o principal canal de divulgação das campanhas para a Black Friday, pois reúnem construção de marca, vitrine de produtos, atendimento ao cliente, interação com o público e possibilidades de integração com a loja online no mesmo lugar e de forma gratuita, ainda tendo espaço para promoções pagas iniciando com baixos investimentos.

Com os vários meios disponíveis, o estudo mostra a utilização de mais de uma forma de divulgação e contato com o cliente, sendo o WhatsApp o preferido entre 62,5% dos respondentes, seguido pelo Instagram (54%) e pelo e-mail marketing (34,5%).

A aposta em parcerias com influencers e live commerce ainda é baixa entre as PMEs: 18% afirmaram contratar um influenciador digital e 15% pretendem promover vendas ao vivo.

Com informações de Estadão Conteúdo (Carolina Maingué Pires)

Fonte: Mercado & Consumo