Consumidores gastam 83,5% mais quando usam cashback

Segundo pesquisa da Izio&Co, há um aumento de 17,6% no ticket médio entre os clientes que usam o benefício

18/08/2023 12h39

Uma das apostas das varejistas para atrair e fidelizar os clientes, o cashback aumenta em 83,5%, em média, os gastos das compras. Segundo uma pesquisa da Izio&Co, que analisou o comportamento de 1,4 milhão de consumidores em 20 empresas de varejo, há um aumento de 17,6% no ticket médio.

Na maioria dos casos, a variação do valor das compras entre os clientes que usaram cashback e os demais foi de 60% a 120%, diferença causada pelo aumento da frequência.

“É um formato que promove uma aproximação entre o estabelecimento e o cliente de modo completamente transparente, direto e sem burocracias, tornando-se uma ferramenta quase que indispensável para o competitivo cenário atual do varejo, uma vez que acelera a ampliação e qualidade das vendas”, afirma Carlos Venturini, diretor de Inteligência de Dados da empresa.

O executivo destaca que a estratégia é mais eficaz e rápida do que outras para potencializar a visibilidade da marca, engajar e fidelizar o público-alvo, e que as empresas podem adaptar a geração de crédito à sua realidade.

O estudo aponta ainda que mais de 1 milhão de consumidores que receberam o primeiro cashback em janeiro de 2023 já tinham comprado antes nas lojas. E que o gasto por pessoa após o recebimento do benefício foi 31,5% maior na média, o que significa que o consumidor se sente mais confortável em gastar mais ao saber que receberá parte daquele valor de volta na próxima compra.

Fonte: Mercado e Consumo