Mais de 800 marcas inauguraram lojas em shoppings no Brasil no primeiro trimestre

O segmentos de alimentação e bebidas foi o que mais se destacou, segundo dados da Abrasce


12/07/2023 13h31

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) mostra que 831 marcas inauguraram lojas em shoppings do Brasil no primeiro trimestre de 2023. O segmento que mais se destacou nas inaugurações foi o de Alimentação e Bebidas, responsável por 36% das aberturas nos primeiros meses do ano.

O estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão” aponta que, no total, 299 marcas diferentes de Alimentação e Bebidas abriram unidades em shoppings, a maioria franquias. Entre os destaques, estiveram as marcas Milky Moo, Fini, Ice Cream Roll, Popeyes, Cheirin Bão, Kopenhagen, Starbucks, Cacau Show, Kekala Custom Picolé e KFC.

O segmento de Vestuário como o segundo colocado quando se fala em inaugurações em shoppings no primeiro trimestre deste ano (14% do total). No total, 116 marcas distintas foram mapeadas e, entre as que mais se destacaram no período, estiveram Criatiff, Caedu, Riachuelo e Lupo.

Outros segmentos que se destacaram no estudo da Abrasce foram Perfumaria e Cosméticos (6%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (5%), Calçados (4%), Serviços Estéticos (4%), Acessórios (4%), Entretenimento (4%), Telefonia e Acessórios (3%), Artigos Esportivos (2%), Serviços Médicos (2%) e Relojoaria e Joalheria (2%).

O presidente da Abrasce, Glauco Humai, acredita que as marcas se sentem cada vez mais motivadas a expandirem seus negócios nos shoppings. Elas são influenciadas, de acordo com ele, pela evolução no modelo de negócios dos empreendimentos, que incrementaram novas opções de lazer, entretenimento e serviços para atrair mais visitantes.

“É muito positiva a evolução de marcas expandindo suas operações em shopping centers e atraídas por um ambiente em constante evolução. Somos reconhecidos como centros de conveniência e convivência, muito mais que um espaço de compras e os players enxergam o setor cada vez mais atrelado ao entretenimento e a experiência com seus produtos”, analisa o executivo.

Fonte: Mercado e Consumo


Avança Varejo


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