Receita Federal abre consulta ao lote residual do Imposto de Renda nesta sexta-feira, dia 17

Consulta de restituição pode ser feita por site ou aplicativo

16/02/2023 13h22

Receita Federal vai abrir nesta sexta-feira (dia 17), às 10h, a consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de fevereiro de 2023. Serão beneficiados 179.065 contribuintes, com um valor total de R$ 250 milhões.

Segundo o Fisco, o crédito bancário será realizado no dia 28. Do total de recursos, R$ 150.578.569,86 serão destinados aos contribuintes que têm prioridade legal, como idosos acima de 60 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Como consultar

Para saber se teve sua restituição liberada, o interessado deve acessar a página da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicando em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

Outra opção é consultar o aplicativo Pessoa Física para tablets e smartphones. Na opção "Consulta Restituição", deve-se informar o número do CPF e o exercício, clicando em "Consultar".

Como é feito o pagamento

O crédito da restituição será realizado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por Pix.

Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ou pela central de relacionamento BB, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se resgate não for feito no prazo de um ano

Caso não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, o contribuinte deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

Fonte: Extra