Pagamento do décimo terceiro deve injetar R$ 232,6 bilhões na economia, calcula Dieese

A estimativa é de que 83 milhões de brasileiros vão ser beneficiados com rendimento adicional, em média, de R$ 2.539, aponta o levantamento

12/11/2021 11h29

O pagamento do décimo terceiro salário que será feito em novembro e dezembro deve injetar R$ 232,6 bilhões na economia do País, calcula o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A estimativa é de que 83 milhões de brasileiros vão ser beneficiados com rendimento adicional, em média, de R$ 2.539, aponta o levantamento.

Têm direito a receber o décimo terceiro salário os trabalhadores com carteira assinada, inclusive empregados domésticos, os beneficiários da Previdência Social e os aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados e municípios. Em sua estimativa, o Dieese não leva em conta autônomos, assalariados sem carteira ou quem recebe algum tipo de abono de fim de ano.

Entre os 83 milhões de brasileiros que devem receber a bonificação extra, 51 milhões (61% do total), são trabalhadores no mercado formal. Aposentados ou pensionistas da Previdência Social (INSS) correspondem a 32,3 milhões (38,7% do total). Além desses, aproximadamente 1 milhão de pessoas (ou 1,3% do total) são aposentadas e beneficiárias de pensão da União (Regime Próprio).

Há ainda um grupo constituído por aposentados e pensionistas dos estados e municípios (regimes próprios) que vai receber o 13º e que não pôde ser quantificado. Dos R$ 232,6 bilhões estimados, aproximadamente R$ 155,6 bilhões (66,9% do total), vão para os empregados formais e cerca de R$ 77 bilhões vão ser pagos aos aposentados e pensionistas.

DF recebe maior salário médio; região Sudeste a maior parcela

A parcela mais expressiva do décimo terceiro salário (49,3%) deve ser paga nos estados do Sudeste, região que concentra a maioria dos empregos formais, das aposentadorias e pensões. No Sul devem ser pagos 17,2% do montante e no Nordeste, 15,4%. As regiões Centro-Oeste e Norte recebem, respectivamente, 8,5% e 4,8% do total calculado.

Pelas contas do Dieese, o maior valor médio para o décimo terceiro é de R$ R$ 4.541 e deve ser pago no Distrito Federal (DF). O menor valor médio é pago no Maranhão (R$ 1.691) e no Piauí (R$ 1.729). O Dieese ressalta que estas médias, entretanto, não incluem o pessoal aposentado pelo Regime Próprio dos estados e dos municípios, pois não foi possível obter esses dados.

Fonte: Valor Investe