Oferta de vagas temporárias deve crescer este ano

Embora uma parte das empresas já tenha iniciado as contratações em agosto e setembro, os meses mais movimentados serão outubro e novembro; entre os cargos com maior abertura de vagas estão vendedor, operador de caixa e estoquista.

03/11/2021 12h53

O número de vagas temporárias de trabalho para suprir a demanda das festas de fim de ano deve ser maior em relação ao ano passado.

Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o avanço da vacinação e o consequente aumento da circulação de consumidores deverão fazer com que o Natal deste ano registre a maior oferta de vagas temporárias para o período nos últimos oito anos. A estimativa é que 94,2 mil trabalhadores temporários sejam contratados até o final do ano.

Já pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima a abertura de 105 mil vagas até dezembro pelos setores varejista e de serviços. O número é próximo ao de 2019, período pré-pandemia.

Requisitos para contratações

Segundo a pesquisa da CNDL/SPC Brasil, 59% das empresas preferem contratar trabalhadores de 18 a 34 anos e que tenham ao menos o nível médio completo.

Boa parte das vagas não exige experiência, o que é uma oportunidade para quem está em busca do primeiro emprego.

A empresa de soluções em recursos humanos Luandre, por exemplo, está selecionando para mais de 5 mil vagas temporárias. Desse total, 28% das oportunidades não exigem experiência anterior e, em 25% delas, é exigido o mínimo de 6 meses de experiência.

A maioria das oportunidades que não exigem experiência está nos segmentos de logística, comercial e vendas. Em relação ao nível de escolaridade, 77% das vagas exigem nível médio completo e 6% pedem ensino fundamental completo, informa a Luandre.

Embora uma parte das empresas já tenha iniciado as contratações em agosto e setembro, os meses mais movimentados serão outubro e novembro, devido ao aumento das vendas na Black Friday e Natal.

Entre os cargos com maior abertura de vagas estão vendedor, operador de caixa, ajudante, estoquista, balconista e funções ligadas à área de logística.

Maioria planeja contratações sem carteira assinada

A lei determina que o empregado temporário tem quase os mesmos direitos previstos do trabalhador com contrato por tempo indeterminado com carteira assinada (leia mais abaixo).

No entanto, pesquisa da CNDL mostra que a maior parte das empresas vai optar por contratações informais: 57% das empresas não pretendem registrar o trabalho temporário em carteira.

Em tempos de desemprego recorde, trabalhadores que buscam uma oportunidade tendem a aceitar essa forma de contratação, ainda que de forma irregular, para ter ao menos uma fonte de renda por um período determinado.

Mas, dependendo do desempenho do trabalhador, ele pode ser efetivado ao final do contrato. A taxa de efetivação dos temporários após o Natal deverá ser a maior dos últimos cinco anos, com a expectativa de absorção definitiva de 12,2% desses trabalhadores, segundo pesquisa da CNC.