Brasil deve gerar 565 mil vagas temporárias de trabalho no último trimestre

Datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal devem ajudar a gerar vagas formais no mercado.

24/09/2021 11h15

O Brasil deve gerar 565 mil vagas temporárias de trabalho no último trimestre deste ano, de acordo com dados da Assertem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário). A projeção é considerada conservadora pela associação, devido à insegurança econômica que as empresas ainda enfrentam por causa da pandemia.

A Assertem espera que datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal ajudem a gerar vagas formais no mercado. No último trimestre do ano passado foram criadas 471.300 vagas temporárias.

A maioria das contratações temporárias (60%) deve ser feita na indústria, 25% em serviços e 15% no comércio. “Apesar da reabertura, o comércio segue cauteloso com relação às contratações. Porém, ainda há uma oportunidade de alta, visto que o setor que está desabastecido de trabalhadores devido à pandemia”, afirma Marcos de Abreu, presidente da Assertem.

A expectativa é que o volume de contratações na indústria comece a diminuir em novembro, enquanto o comércio acelere as contratações para as festas de fim de ano.

“Acreditamos que o ano se encerre com destaque deste setor, principalmente no que se refere aos Serviços Pessoais, como hotéis, empresas de aviação, salões de beleza, clínicas médicas, que estão contratando e devem efetivar grande parte destes temporários “, afirma Abreu.

Fonte: 6 Minutos